Esterilização de frascos

Informação útil para fazer doces e compotas, arte em que tenho ainda muito que aprender, mas que insisto todos os anos em por em prática com os alpeces e ameixas do jardim. As regras para preparar os respectivos recipientes vieram da minha mãe e o objectivo é fazer desaparecer a flora microbiana existente. Há vários métodos possíveis:

Pasteurização
Método de esterilização tendo como base a utilização de altas temperaturas (iguais ou acima dos 100º). Lavam-se os frascos e tampas para remover quaisquer partículas sólidas. Depois enchem-se com o doce, compota ou seja o que for e rolham-se imediatamente com a respectiva tampa. Esta etapa é decisiva para o sucesso da pasteurização, pois se a tampa não ficar hermeticamente fechada há grandes hipóteses de contaminação do conteúdo, desenvolvendo-se bolores e bactérias.
Posteriormente os frascos são fervidos num recipiente com água a cobrir todas as tampas. Se o conteúdo já estiver frio, são necessários 15 minutos. Estando ainda quente, bastam cinco.

Método mais simples mas igualmente eficaz
Ferver os frascos e as tampas durante cinco minutos e enche-los com o doce logo que este esteja pronto, tudo em quente e quanto mais quente melhor. Os boiões são depois invertidos e assim se deixa arrefecer o respectivo conteúdo. Deverão ser armazenados em local fresco, escuro e fresco.

0 comentários: