Doce de Abóbora com Nozes

O meu pai plantou imensas e há abóboras para dar e vender no alentejo. Vai daí, porque não apostar num doce para oferecer de prenda de Natal? Fiz e saiu lindamente, apesar de ter sido um bocadito a olho, porque a balança cá de casa funciona mal e porque não consigo perceber oque raio é "ponto de estrada".

Ingredientes:
Dois quilos de abóbora cortados aos quadradinhos
Um quilo de açucar (a regra é metade do peso da abóbora em açucar)
um pau de canela
Raspa de limão para perfumar
Nozes partidas em bocadinhos pequenos (ou pinhões, que também fica muito bom).

Preparação:
Numa panela coloca-se uma camada de abóbora outra de açúcar, novamente de abóbora e novamente de açucar até se acabarem um e outro. Junta-se a raspa do limão e o pau de canela, tapa-se a panela e fica a "marinar"durante algumas horas (quanto mais melhor, e se for de um dia para o outro, óptimo).
Leva-se depois a cozer, em lume brando, mexendo de vez em quando para se ir desfazendo a abóbora. A mistura vai ficando mais escura e o doce fica bom qundo começa a soltar-se do fundo do tacho. É nessa altura, suponho, que atinge o tal "ponto de estrada". juntam-se então as nozes e, voilà, está pronto a guardar nos frascos, devidamente esterilizados.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mulher, ponto estrada é quando quando passas com a colher de pau, faz uma estrada, imagina como de moisés...Beijinhos Marina

mena disse...

muito agradecida :)