Cheesecake

A Ritinha veio visitar-nos e foi preciso uma sobremesa à altura, já que o almoço era ainda para celebrar o nascimento do membro mais novo da família. Sendo assim, eu que nem gosto de queijo, lá me lancei na experiência do cheesecake, o verdadeiro, que vai ao forno em banho maria e demora que tempos a cozer. Ficou lindo (mais ou menos...) e desapareceu quase todo. A inspiração, procurada na net, veio daqui e daqui.

Ingredientes para a massa
1 pacote de bolacha maria
125 gr de manteiga
2 colheres de sopa de açucar

Ingredientes para o recheio
2 pacotes de queijo creme, tipo philadelphia (cerca de 400 gr)
125 gr de açucar
4 ovos
2 pacotes de natas

Preparação
Primeiro a massa: reduz-se a farinha o pacote de bolachas e junta-se-lhe a manteiga, ligeiramente derretida no micro-ondas e depois o açucar. Esta massar servirá de base ao bolo, colocando-se numa forma untada com manteiga e comprimindo-se bem contra o fundo com a mão. Forrando a forma com papel vegetal, é provável que o bolo fique, no final,com uma aparência mais bonita, sendo também mais fácil de desenformar. Eu não usei porque não tinha em casa e também não ficou mal.

Depois o recheio: bate-se o queijo com o açucar e vão-se juntando os ovos um a um. Tudo bem batido, adiccionam-se as natas e bate-se mais um bom bocado. Despeja-se lentamente na forma, por cima da massa de bolacha e vai ao forno pré-aquecido a 170º.Por baixo coloca-se um tabuleiro com àgua, para conseguir o efeito banho-maria. Deixei ficar quase duas horas, mas penso que foi demais. Uma hora e meia é capaz de ser suficiente, ficando o bolo mais cremoso.
A decoração é à vontade do freguês. Eu usei um doce de morango que havia no frigorífico e decorei com morangos frescos que depois acompanharam cada fatia de bolo.

0 comentários: