Conserva de alperce

Os alperces este ano resolveram amadurecer exactamente na semana em que estivémos no Algarve. Uma perda, porque não houve doce, e um sarilho, porque já perdi a conta aos frutos poderes que apanhei no jardim e que atrairam para cá uma verdadeira colónia de moscas. A Inna, que ficou a tomar conta dos gatos e das plantas, fez conserva e quando cheguei tinha vários frascos na despensa. Não faço ideia se ficou boa, porque ainda não provámos, mas o método é o seguinte:

Os frutos, previamente descaroçados e cortados ao meio, são colocados dentro de frascos esterilizados e cobertos com água a ferver. A água retira-se ao fim de dez minutos e regressa para a panela, desta vez com açucar, até ferver novamente. Ela coloca açucar a olho, mas a ideia não é ficar muito doce, mas apenas ligeiramente açucarado. Esta calda é depois colocada nos frascos, cobrindo totalmente os alperces, e segue-se o processo habitual: frascos de cabeça para baixo até arrefecerem e tapados para não apanharem muita luz.

Hoje, que foi novamente dia de colheita no pomar cá de casa, a Inna repetiu o processo, desta vez com as ameixas brancas (inteiras, com caroço e tudo). Na Ucrânia é assim, diz ela. Vamos ver como sai e se para o ano nos apetece ou não repetir a receita

0 comentários: